Arduino é um hardware livre, trata-se de uma plataforma (software e hardware) para criação de projetos interativos com componentes eletrônicos.
Voltada para os interessados em música, arte digital e performance, a oficina ArduiNoise irá desvendar as técnicas para criação de instrumentos musicais com a plataforma, Arduino, amplamente utilizada por designers, estudantes e artistas digitais em todo o mundo, para criação de projetos interativos, envolvendo eletrônica e programação.
Os participantes aprenderão a construir instrumentos musicais com Arduino a partir de projetos disponíveis livremente na internet. No processo serão apresentados os conceitos de computação física, software e hardware livre, hacking, além de práticas de eletrônica analógica, digital e programação.
Objetivos
ArduiNoise é um projeto que vem para difundir o uso do Arduino com instrumentos musicais, para gerar sons e ruídos. O laboratório ArduiNoise será um espaço de convergência da música, das artes e da cultura digital.
Cada participante construirá um instrumento musical.
Apropriação das tecnologias livres para articulação, entre cultura digital e demandas artísticas.
Os participantes aprenderão a construir controladores, e também utilizarão diversos sensores, que podem ser usados para gerar sons e visuais reativos em performances.
Apresentar os conceitos de eletrônica básica e computação física com uso de Arduino e componentes eletrônicos.
Ensinar princípios básicos dos softwares Fritzing e Arduino, além de áudio e física do som.
Esta oficina pode gerar conteúdo final e objeto final como, uma performance e instrumentos musicais D.I.Y.
–
Carga Horária: 18 horas / 6 dias de 3 horas – Duas vezes por semana.
1° Dia: Princípios básicos do Arduino;
2° Dia: Sintetizadores com Arduino; construção dos projetos na protoboard;
3° Dia: Bateria eletrônica com Arduino;
4° Dia: Theremin com sensor de distância (ultrassom) no Arduino; finalização dos projetos nas placas perfuradas.
5 ° Dia: Integrando Arduino com o Processing;
6° Dia: Performance “ArduiNoise” com Caleb Mascarenhas + os participantes da oficina. Utilizando os instrumentos criados.
Gravação da performance e publicação das produções sob licenças creative commons.
Público-Alvo: para interessados em hacking, Arduino, música, artemídia e performances. Designers, artistas e estudantes.
–
Sobre o professor
Caleb Mascarenhas Luporini tem uma formação multidisciplinar nas áreas de Ciências Sociais, Educação, Arte e Tecnologia. Graduado em Ciências Sociais pela Unesp de Araraquara em 2002. Atualmente desenvolve projetos de educação não formal em arte e tecnologia.
Ministra a Oficina de “Programação Criativa com Processing” (oficinaprocessing.com) e a Oficina de “Música Digital” (oficinamusicadigital.com) em diversas instituições culturais, entre elas as unidades da rede Sesc (São Carlos, Ribeirão Preto, Bauru, Pinheiros, Belenzinho, Santo André, Osasco, e outros / 2006-2014), Oficina Cultural Oswald de Andrade (2008), e Museu da Imagem e do Som (2011 e 2012).
Já se apresentou por diversos estados no Brasil, além da Europa e América do Sul. Como instrumentista acompanhou diversos grupos e artistas em turnês e shows.
Apresentou performances em festivais e mostras de arte contemporânea dentre elas, “Corpos Pintados” (Oca, São Paulo – SP, 2005), Mostra Verbo (Galeria Vermelho, São Paulo – SP, 2005) , FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (São Paulo – SP, 2004 e 2005), Mostra Live Cinema (Rio de Janeiro – RJ, 2010), Mostra Sesc de Artes (Sesc Pompeia, 2010), Festival de ContraCinema Sanfrik (Santiago – Chile, 2011), Festival Multiplicidades (Rio de Janeiro – RJ, 2011), Kino Beat (Porto Alegre – RS, 2012), Instante Arte (Sesc Campinas, 2011 e Sesc Santo André, 2012). Possui formação extracurricular em tecnologia, com cursos de programação com a linguagem Java e desenvolvimento web.
Atua como educador, artista, desenvolvedor web e pesquisador de novas tecnologias para audiovisual.
–
datas
segundas e terças
10/08
11/08
17/08
18/08
24/08
25/08
das 19h às 22h
investimento: R$ 50,00 (desconto de 10% para estudantes)
Serão emitidos certificados de conclusão do curso.
–
Projeto apoiado pelo Governo do Estado de São Paulo / Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural 2015
–
inscrições, reserva de vagas e mais informações: [email protected]