CURSO / A escrita do projeto cultural: especificidades do gênero, leis de incentivo e esfera político-cultural.
Objetivos > A disciplina terá como objeto de estudo da escrita de projetos culturais que utilizam leis de incentivo à cultura. A partir da análise de diversos projetos culturais de diversas áreas artísticas aprovados nas leis de incentivo e que estão relacionados à esfera cultural e ao universo das políticas públicas de incentivo à cultura faremos uma reflexão e a produção de novos projetos. O curso inclui o desenvolvimento de um projeto cultural que será avaliado e comentado posteriormente pela docente.
Programa resumido do curso > Abordar o projeto cultural, principalmente no que tange à produção textual dos projetos e estratégias de formatação de um projeto cultural ideal. Faremos uma análise discursiva e linguística de diversos projetos e das leis de incentivo, observando como estes enunciados operam na esfera político cultural no Brasil, observando como estas leis normatizam os projetos culturais em questão. A partir disso aplicaremos uma metodologia de produção e formatação de projetos, ampliando o conhecimento dos alunos em relação aos textos (discurso, recursos coesivos e estratégias de linguagem) e ferramentas de formatação de projetos (inclusive de inscrição online). Analisaremos as leis de incentivo federal (Rouanet) e estadual (Proac). A construção de textos anexos, orçamentos, planejamento de divulgação, cronograma e plano de distribuição de produtos também serão abordados no curso
Programa de aulas >
- A esfera das Políticas culturais no Brasil: Reflexão acerca do contexto sócio-histórico e a história dos projetos culturais. Planejamento de projeto artístico , os editais e a viabilização no mercado de marketing cultural.(3h)
- Lei Rouanet (3h)
- Lei do ICMS – Proac (3h)
- A estrutura do projeto cultural e o diálogo com formulários e manuais (3h)
- Especificidades da escrita dos projetos culturais: objetivos, justificativa e cronograma (3h)
- A linguística do projeto cultural: aspectos discursivos, morfológicos, semânticos e sintáticos. (3h)
- O orçamento do projeto cultural, gestão e prestação de contas (3h)
- Outros documentos: Ficha técnica, currículos, cartas de anuência, Plano de distribuição, plano de divulgação, projeto pedagógico (3h)
- Formatação final do projeto cultural (3h)
Método > Aulas expositivas, debates sobre textos / projetos / leis, e análise de filmes, slides, projetos já aprovados. Atividades práticas em sala de aula.
Sobre a ministrante > Inti Queiroz é produtora cultural, linguista e pesquisadora de cultura e políticas culturais. É mestre em Letras – Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo – USP onde desenvolveu uma pesquisa intitulada “Projeto cultural as especificidades de um novo gênero do discurso”. Bacharel em Letras nas habilitações de Linguística e Português e em História, ambos pela Universidade de São Paulo. Possui DRT como diretora de produção de espetáculos há 9 anos. Atua há mais 20 anos na produção de espetáculos musicais independentes. Desde 2002 atua nas áreas de: produção, pesquisa, consultoria e gestão de projetos culturais com leis de incentivo à cultura de diversos tamanhos principalmente nas áreas de teatro, audiovisual, artes visuais, patrimônio histórico e música. Trabalhou como produtora de diversas bandas e festivais desde 1995. Desde 2007 produz dois festivais paulistas de música instrumental, o Festival PIB – Produto Instrumental Bruto e o Festival Expresso Jazz SP. Desde 2013 ministra cursos sobre políticas culturais em diversos espaços culturais.
de 18/08 a 13/10
aulas às segundas-feiras
horário: 19h às 22h [ com intervalo ]
carga horária: 27h (9 aulas / 3h)
investimento: R$ 600 (R$ 300 / mês) – 10% de desconto para estudantes
datas das aulas: 18/08, 25/08, 01/09, 08/09, 15/09, 22/09, 29/09, 06/10 e 13/10
Inscrições, valores, informações e reserva de vagas: educativo@epicentrocultura
–
Bibliografia sugerida
BAKHTIN, Mikhail. “Gêneros do discurso”. IN: Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003[1952-53].
CALABRE, L. (org.) Políticas culturais: reflexões e ações. Centro de Documentação e Referência Itaú Cultural. São Paulo: Itaú Cultural; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2009.
COELHO, T. Dicionário crítico de política cultural. SP: Iluminuras. 1997.
NATALE, Edson & OLIVIEIRI, Cristiane. Guia brasileiro de produção cultural. 1ª. Edição. São Paulo: Zé do Livro, 2003.
QUEIROZ, Inti. As leis de incentivo á cultura em São Paulo: panorama estadual e municipal. IN: IX ENECULT Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Ed. UFBA: Salvador, 2013.
QUEIROZ, Inti. Projeto cultural: as especificidades de um novo gênero do discurso. Dissertação de mestrado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas, 2014.
Outras fontes:
Centro de Documentação e Referência Itaú Cultural. Políticas culturais : reflexões e ações / organização de Lia Calabre. – São Paulo : Itaú Cultural ; Rio de Janeiro : Fundação Casa de Rui Barbosa, 2009.
Centro de Documentação e Referência Itaú Cultural
Economia da arte e da cultura/ organização César Bolaño, Cida Golin e Valério Brittos. – São Paulo: Itaú Cultural; São Leopoldo:Cepos/Unisinos; Porto Alegre: PPGCOM/UFRGS; São Cristóvão:Obscom/UFS, 2010.
Diversos textos do Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – ENECULT – Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil
PNC – Plano Nacional de Cultura: www.cultura.gov.br/pnc
LEI 12.268/2006 Disponível em Secretaria de Estado da Cultura. São Paulo. 2006. <http://www.cultura.sp.gov.br/StaticFiles/SEC/proac/LEGISLACAO%20marco%2010.pdf > acesso em 10 de agosto 2010
LEI SARNEY –LEI No 7.505, DE 2 DE JULHO DE 1986.Brasília. 1986.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L7505.htm > acesso em 28 de agosto de 2010.
MACHADO NETO, Manoel M. Marketing e Cultura: comunhão de bens. São Paulo. 2004. Disponível em: <http://www.marketing-e-cultura.com.br/website/pratica/prat001-b.php?cod_artigo=17> acesso em 28 de agosto 2010.
–
realização /
@ EPICENTRO CULTURAL
é um centro cultural com residência fixa de cinco artistas.
–
R. Paulistânia, nº 66 – próximo ao metrô Vila Madalena
São Paulo – SP
– – –