Carregando Eventos
018

Fui para o espaço e lembrei de você – Medium
Fernando Bueno
nanquim e marcador sobre papel – 76 x 106 mm
2013

TRIDENTE

VERNISSAGE: Segunda-feira, dia 14 de abril de 2014 – 19h

 

A função social da Magia, como forma primeva do pensamento humano, limita-se hoje a produtos religiosos e às percepções secundárias da mente, conforme os postulados da filosofia racionalista que ainda operam sobre o pensamento contemporâneo. Através do método que Umberto Eco chamou de “demonização do inimigo”, ou seja, a identificação do Mal como uma característica do outro, do diferente, as religiões politeístas, o matriarcado, a loucura e a fantasia foram noções e conceitos desacreditados – por vezes à extinção – ao longo da história.

Fantasia é a faculdade humana de imaginar o que não faz parte da “realidade concreta”. O mergulho em fantasias e a incapaciodade de distinção entre o real e o imaginário são tidas hoje como definições de insanidade. Entretanto, é recente a dúvida sobre a sanidade daqueles que tem visões: Há poucos séculos, estes mesmos “loucos” eram considerados sagrados e, por tocarem símbolos comuns ocultos  nas profundezas da alma humana e traze-los à tona, chamados de magos. Magia é a vontade tornada manifesta, a externalização dos sonhos mais íntimos. A mesma definição cabe igualmente à Arte – nome dado à Magia por seus praticantes.

Na exposição, desenhos velam camadas e camadas de significados, permitindo um vislumbre de um panteão tanto mágico quanto político

O Coletivo Tridente é formado por três artistas situados no ponto de trifurcação entre Arte, Ciência e Magia.

 

 

063

Estudo – Chakras
Renato Zechetto
grafite e nanquim sobre papel, 210 x 297 mm

 

 

TRIDENTE/ Daniel Lima, Fernando Bueno e Renato Zechetto [facebook.com/ColetivoTridente]

vernissage
segunda-feira, dia 14 de abril de 2014 às 19h

com Pocket-show ao vivo do projeto AQUEDUTO > um dueto de seres intra-dimensionais [ aqueduto.bandcamp.com ]


visitação: de 14 de abril a 17 de maio de 2014

de terça à sábado das 14h às 20h
*entrada gratuita*

curadoria e realização / @ EPICENTRO CULTURAL

R. Paulistânia, nº 66 – próximo ao metrô Vila Madalena
São Paulo – SP

bebedouro + área para fumantes

– – –
WWW.EPICENTROCULTURAL.COM

 

 

 

 

019

Fui para o espaço e lembrei de você – Siameses
Daniel Lima
grafite, nanquim e marcador sobre papel – 76 x 106 mm
2013

Daniel Lima

Formado em Design Gráfico pela Faculdade Senac de Comunicação e Artes, passou pelo mercado editorial e hoje atua como artista plástico, educador, mediador e produtor cultural no interior do estado de São Paulo. Faz parte do coletivo Casa Trinta na cidade de Bragança Paulista, espaço de produção artística independente e um dos cenários embrionários do Coletivo Tridente, onde organiza desde exposições aos shows e workshops. Desde o início de 2013 participa do Educativo Serrinha, projeto de mediação cultural do parque de instalações da Fazenda Serrinha. Em seu trabalho autoral experimenta diversas formas de expressão visual, entre processos gráficos, colagem, pintura e desenho, abordando temas relacionados a pluralidade da mente humana e suas relações.

Fernando Bueno

De São Paulo, SP. Produz pinturas, desenhos, histórias em quadrinhos e música. Cursou moda, desenho industrial, design gráfico e artes plásticas mas não se formou em nada. Como artista plástico, participou das exposições LOWnge (coletiva em São Paulo, 2008), Garimpo na Casa da Xiclet (coletiva em São Paulo, 2009), 41° Anual de Arte da FAAP (coletiva em São Paulo, 2009), Control Plic pelo Edith Cultura (coletiva em Bragança Paulista, 2009) e Cardápio Underground, também pelo Edith Cultura (7° e 9° edições ­ 2010 e 2012, respectivamente ­ coletivas). Como músico, é membro fundador e vitalício das Bacantes, banda de rock paulista ativa desde 2001. Também toca no projeto Aqueduto de música psicodélica­débio­mental com seu parceiro de longa data, Renato Zechetto.

Renato Zechetto

Artista plástico, ilustrador e músico, começou sua carreira monitorando e ministrando aulas de desenho e histórias em quadrinhos no lendário Estúdio Pinheiros. Ilustra livros, H.Q.s editoriais e institucionais, e story boards publicitários e para o cinema desde 2002. Participou com performances e coletivos em exposições na Galeria Vermelho, Cardápio Underground e Casa Trinta. Produziu algumas trilhas sonoras e animações interativas para web e trabalhou com assessoria de imprensa. Compõe juntamente com Fernando Bueno o projeto Aqueduto de música e performance experimental. Ocultista e autodidata de natureza, seus trabalhos dialogam com as ciências, a matemática geométrica, simbolismo, arquetipologia e semiótica, embanhados nas inter-relações entre a linguagem e memória ancestral, a política e a ficção como prenúncio atemporal.

 

 

 

 

 

 

  • Este evento já passou.

14/04/2014 @ 19:00 - 17/05/2014 @ 19:00